Salão de Vinhedo 2022

O 27º Salão de Artes Visuais de Vinhedo, que ocorreu de 03 de setembro a 15 de outubro de 2022, na Galeria de Artes Edilson Caldeira, em Vinhedo-SP, foi um evento que celebrou a diversidade e a riqueza da expressão artística contemporânea no Brasil. Com a participação de 65 artistas de todo o país, o salão se destacou como um espaço de encontro e apreciação das artes visuais em suas mais variadas formas.

Uma das 90 obras selecionadas foi o meu tríptico “Curitiba 3”, criada durante o confinamento devido à pandemia de Covid-19. Nesse período desafiador, mergulhei em minhas memórias visuais de locais emblemáticos de Curitiba, cidade onde nasci, vivo e trabalho. Utilizando a colagem com recortes de papéis encontrados em meu estúdio, retratei 113 referências de locais que desempenharam um papel importante na minha trajetória.

O aspecto mais importante dessa obra é que, naquele momento, muitos desses locais estavam fechados e inacessíveis devido às restrições impostas pela pandemia. Essa situação paradoxal, na qual senti uma necessidade profunda de me reconectar com minhas lembranças, sem poder visitar pessoalmente esses lugares. As imagens, cuidadosamente dispostas e conectadas, servem como uma janela para o passado e um elo de ligação entre as estruturas urbanas da cidade e minhas experiências pessoais.

O empenho na criação dessa obra, lhe rendeu uma menção honrosa da comissão de jurados, composta por Ciano Soares, Luísa Paraguai e Tatiana Dantas. Essa distinção reconhece não apenas o trabalho, mas também a capacidade da arte em transcender os limites do espaço e do tempo, conectando o espectador com emoções e memórias compartilhadas.

O 27º Salão de Artes Visuais de Vinhedo de 2022 continuou a tradição de promover a diversidade e a inovação nas artes visuais brasileiras, como um meio de expressão pessoal profunda e uma ponte para a compreensão e a reflexão coletiva.

Serviço:

SAV 2022
27º Salão de Artes Visuais de Vinhedo

Local: Galeria de Artes Edilson Caldeira

Quando: De 03 de setembro a 15 de outubro de 2022

Visitação gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *