Joias da Arquitetura de São Paulo

Hoje é o aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo, data perfeita para falar deste projeto incrível que fiz ano passado, retratando a arquitetura da cidade.

Em 2016, quando participei do projeto Trama Afetiva, conheci a designer de joias Patricia Centurion. Ao se deparar com o meu trabalho, Patricia apresentou-me um desafio que “casaria” perfeitamente com o processo de produção das minhas colagens. Ela precisava encontrar uma solução para os diversos materiais da papelaria corporativa da sua galeria de joias. Eram muitos cartões, envelopes e outros impressos que não poderiam ser utilizados, pois estavam com informações de endereço e contato desatualizadas.

Com o material em mãos, percebi a variedade de papéis que, por se tratar de ítens de uma galeria de joias, exploravam tons e texturas do dourado e muito brilho. Eles puderam ser reutilizados, como na série MateriaMista, transformando-se em diversos ícones arquitetônicos da cidade de São Paulo. Cuidei para que fosse utilizado 100% do material cedido, sendo a cola o único material externo acrescentado. As colagens foram feitas inteiramente com recortes dos papéis corporativos da galeria, desde a base de fundo até os ícones e seus detalhes.

Como resultado criei uma colagem de 51 X 74 cm, retratando 51 ícones da arquitetura de São Paulo.

Tomando como base alguns envelopes dourados, também criei 30 cartões com ícones isolados. A ideia foi trabalhar a mesma representação internamente e do lado externo, explorando também o corte de abertura do cartão. Na parte de fora usei os papéis com cores e brilhos e por dentro somente papéis brancos com texturas variadas. Também foi inserida a palavra “São Paulo” logo abaixo do ícone arquitetônico. Cada letra foi recortada a mão, dando uma estética única para cada cartão.

A produção destas colagens acabou gerando algumas sobras de materiais. Estas sobras também foram reutilizadas para criar uma terceira obra, que explora a estética das construções, seguindo o mesmo processo de criação da série Moradas.

Foi incrível trabalhar neste projeto. Conseguir transformar um material que seria descartado em uma homenagem à cidade de São Paulo, utilizando ao máximo o material e gerando o mínimo de resíduos, prova que na arte também nada se perde, tudo se transforma.

As construções retratadas nas colagens são: Obelisco do Ibirapuera, Instituto Itaú Cultural, Memorial da América Latina, Pavilhão Oca, Edifício Barão de Lorena, Palácio das Indústrias, Hotel Unique, Edifício Santa Catarina, Estação da Luz, Ponte Octávio Frias de Oliveira, Edifício Altino Arantes, Torre da Band, Sede FIESP, Edifício Vitra, Theatro Municipal de São Paulo, Museu Brasileiro da Escultura, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Museu do Ipiranga, Catedral da Sé, Edifício WT Morumbi, Instituto Tomie Ohtake, Edifício Tower Bridge Corporate, MAC-USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Monumento à Imigração Japonesa, MASP, Edifício Itália, SESC Pompéia, Torre São Paulo, Edifício Berrini One, Edifício Mirante do Vale, Edifício FL 3500, Sala São Paulo, Pátio Victor Malzoni, Auditório Ibirapuera, Torii da Liberdade, Palácio dos Bandeirantes, São Paulo Corporate Towers, Morumbi Corporate, Edifício Safra, Edifício Copan, Praça das Artes, Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Edifício Martinelli, Edifício Parque Avenida, Conjunto Nacional, Edifício MIX 422, Edifício Matarazzo, Shopping Light, Fundação Bienal de São Paulo, Viaduto do Chá, Top Tower e Estádio do Pacaembú.

As obras, que pertencem a Patricia Centurion, ficam expostas em sua galeria de joias, em São Paulo.

2 comentários sobre “Joias da Arquitetura de São Paulo

  1. Bom dia Eu gostaria de lhes deixar uma sugestão de pauta, ao pessoal da produção de notícias de vocês. Se isto for possível, para qual endereço de email poderia enviar detalhes? Obrigado

Os comentários estão fechados.