CatenZine #01

Eu sempre gostei de publicações independentes. Talvez minha experiência trabalhando no mercado editorial, tenha contribuído para isso. Sempre admirei os zines, aquelas publicações artesanais, não profissionais, que possuem diversas finalidades. O termo vem de fanzine, aglutinação de fan magazine – uma revistinha de fãs, inicialmente popularizada como forma  de divulgar trabalhos artísticos, visuais, literários e musicais.

Em 2017, quando participei do Pixel Show, em São Paulo, tive acesso a diversos artistas e seus zines. Alí me despertou o interesse em produzir o meu próprio. Visitei outras feiras de impressos e no ano passado, durante a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, saí de lá com a certeza de que produziria meu primeiro zine. O nome surgiu na hora. Com a junção de Catenzaro + Zine, nascia o CatenZine.

Me propus a fazer algo 100% manual, sem qualquer tipo de impressão profissional. Também optei por utilizar somente os materiais que eu dispunha no estúdio naquele momento.

Com isso montei a estrutura básica do zine e levantei todos os materiais que estavam no escritório. Papéis, tintas, plástico, fita adesiva e até um pedaço de tecido foram utilizados para criar 24 exemplares desta primeira edição.

Todo o processo foi feito artesanalmente. Cada colagem e conteúdo das páginas foram divididos em partes e cada parte reproduzida 24 vezes, manualmente. Todo o texto foi escrito a mão em cada um dos exemplares. Foram utilizados papelão, papel Color Plus, papel cartão duplex, papel CardStock texturizado, papel CardStock bolinhas, papel Mi-Teintes, papel reciclado Casca de Cebola, papel Manilha, papel Sulfite, papelão ondulado,  papel Marrakech, Papel FCard Scuro, Papel Microcotelê, papel telado, papel Color Lumi, papel Fabriano Elle Erre, embalagens de papel, fita adesiva colorida, plástico transparente, grampo metálico, barbante de algodão, Jeans, marcador de papel, marcador de plástico, aquarela líquida, lápis de cor, tinta naquim, alumínio, e etiqueta adesiva.

O incêndio no Museu Nacional, a poluição de plástico nos oceanos, eleições presidenciais, homofobia, o assassinato de Marielle Franco e sentimentos de incerteza e esperança, são alguns dos temas presentes nas 32 páginas da publicação, que foi lançada em outubro de 2018.

Os exemplares são todos numerados e estão à venda na Loja Catenzaro Galeria. Alguns CatenZines também estão disponíveis nos acervos da Gibiteca de Curitiba e da Fanzinoteca IFF Macaé. Confira algumas imagens da publicação:

Serviço:
CatenZine 01
Lançamento: outubro/2018
Número de páginas: 32
Dimensões: 21 X 12 (aberto) e 10,5 X 12 (fechado)
Capa: dura
Encardenação: barbante
Tiragem: 24 exemplares
Onde comprar: https://www.lojacatenzaro.com.br

Siga o @catenzine no Instagram

 

Um comentário sobre “CatenZine #01

  1. Muito bacana saber do passo a passo da sua criação. Feliz por saber que brevemente terei um exemplar comigo. Parabéns.
    Admiro sua colorida, divertida e inspiradora produção artística.
    Quando crescer, quero fazer pelo menos 10% disso!
    Vera Brito

Os comentários estão fechados.