O Clube da Colagem de Curitiba, formado pelos artistas Amorim, Bonju Coelho, Catenzaro, Cintia Ribas e Mário de Alencar, apresenta o Laboratório Experimental de Colagem. Um modelo de ciclo de oficinas proposto pelos artistas para apresentar, discutir e investigar de forma aprofundada diferentes perspectivas na linguagem da colagem em seis módulos de temáticas individuais.
O objetivo desse ciclo de oficinas é dispor ao participante de ferramentas (técnicas e conceituais) e referências (modernas e contemporâneas) para que possam desenvolver seu próprio processo criativo nas técnicas colagistas, guiado por um conjunto de exercícios práticos e uma metodologia de imersão nos processos dos artistas do clube.
Cada módulo que compõe o ciclo oferecerá um tema propondo a discussão de um aspecto da linguagem da colagem, tais como: materiais, composição, tridimensionalidade, narrativa, silhuetas, movimento, camadas, apropriação, desconstrução, ressignificação, desvio, entre outros. Conheça os módulos:
Introdução ao Desvio:
O Clube da Colagem de Curitiba, em coletivo, discute diferentes visões na linguagem da colagem e apresenta perspectivas históricas e contemporâneas, além de abordagens convencionais e espontâneas para a problemática da apropriação, metodologias para coleta de material e conceitos de desvio e suas possibilidades como ferramenta.
A Ação Descontextualizada
Mário de Alencar investiga o desvio iconográfico na interação de objetos e personagens em cenas deslocadas de seu contexto original.
O Acúmulo da Textura
Cintia Ribas aborda as consequências texturais do embate do papel versus papel versus tecido versus madeira versus tinta, discutindo temas como interações materiais em encontro e desencontro.
O Recorte da Cor
Catenzaro demonstra a singular técnica da pintura com tesouras, construindo panoramas de papel colorido.
A Composição Fragmentada
Amorim estilhaça a imagem midiática para recompô-la em uma cacofonia gráfica, abordando tópicos como o caos semiótico da tipografia fragmentada na composição desconstruída.
A Plástica do Contorno
Bonju Coelho discute a abstração dentro da linguagem da colagem exercitando de modo experimental a construção de uma imagem que trabalha a voz da forma.
Serviço:
LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE COLAGEM
Carga horária: 18h (seis encontros de 3h)
Quando: dias 02, 03, 04, 09, 10 e 11 de maio
Horário: 18h30 às 21h30
Onde: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França (Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Centro – Curitiba-Pr)
Investimento: R$420,00 em até 2x no boleto bancário
Inscrições pelo e-mail: clubedacolagem@gmail.com