Catenzaro lança livro sobre as Capitais Brasileiras

Com recortes de papel, o artista faz uma viagem ilustrada pela arquitetura das 27 capitais brasileiras

Na próxima sexta-feira, dia 05 de Julho, às 19h, no Museu da Gravura / Solar do Barão, Adriano Catenzaro recebe convidados e imprensa para o lançamento do seu primeiro livro de ilustrações.

Em 128 páginas “Capitais Brasileiras” reúne uma série de 27 colagens que ilustram a identidade arquitetônica de diferentes regiões do Brasil. Cada ilustração foi feita manualmente com a colagem de recortes de papéis, recriando formas e detalhes de prédios, palácios, pontes e monumentos. O livro apresenta cada cidade no formato de um cartaz, com numeração identificando todos os ícones que foram retratados.

Segundo o artista, o objetivo do livro é fazer com que as pessoas conheçam a paisagem das diferentes regiões brasileiras, utilizando as referências arquitetônicas destes locais, possibilitando assim, o interesse e a descoberta de novos lugares, em um país tão diversificado e multicultural como é o Brasil.

O evento também marca o encerramento da exposição com as colagens originais, em cartaz no local, desde o dia 12 de abril.

O projeto é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Cidades de Papel

Com pelo menos dois anos de pesquisa e execução, a série foi produzida utilizando aproximadamente 20 m² de papel colorido e 2 kg de cola em bastão para produzir 27 colagens, totalizando a representação de 1.056 ícones arquitetônicos brasileiros.

Sobre o Artista

Adriano Catenzaro é artista visual, designer e ilustrador, nascido em Curitiba, onde vive e trabalha. Produz obras que combinam técnicas de colagem com linguagens visuais, criando um improvisado mundo lúdico, no qual desenvolve uma variedade de ideias. (Re)aproveitamento de materiais e exploração de formas arquitetônicas são algumas das características presentes nas obras do artista. Selecionado para a 2º Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas, 24º e 25º Salão Curitibano de Artes Visuais, 1º e 2º Salão de Artes Visuais de Pinhais e 5º Salão de Outono da América Latina, Catenzaro já participou de outras mostras, exposições e ações, como a Bienal de Curitiba e a Bienal de Taubaté.

Serviço:

Lançamento do livro “Capitais Brasileiras”

Data: 05 de Julho, às 19h

Local: Museu da Gravura / Solar do Barão

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba-PR

Classificação: Livre

Entrada Gratuita

O livro será distribuído gratuitamente no evento.